Localizar

1968-1972

 

A primeira situação entre os anos 1968 e 1972, quando ainda se definem os objectivos e as intenções do Centro, passando pelo processo de legalização de uma associação de cariz social sem fins lucrativos.

Um centro de convívio que permitisse aos trabalhadores de Câmara Municipal do Porto ocupar os seus tempos livres, mas ao mesmo tempo que também lhes facultasse alguns subsídios.

Só em 24 de Novembro de 1971, era reconhecido oficialmente pela Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, FNAT, o Centro de Alegria no Trabalho do Pessoal da Câmara Municipal do Porto, CAT nº 842, como viria a ser registado por alvará.

O CAT cresceu e desenvolveu-se, sempre assente nas directrizes convenientes ao “Antigo Regime” e estipuladas, por decreto governamental, na constituição da antiga FNAT, uma organização corporativa da nação, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, criada por António de Oliveira Salazar, em 13 de Junho de 1935.

O objectivo assentava no “aproveitamento do tempo livre dos trabalhadores, no sentido de auxiliar o seu desenvolvimento moral, intelectual e físico”, proporcionando-lhes “bem-estar e recreação”.

 




Poderá interessar-lhe: | 1976-1989 | 1989-2000 | Foto Álbum

 Subscreva!
Registe-se e receba as novidades do CCD na sua caixa de correio!
 Publicidade

Todos os direitos reservados / 2005 © CCDTCMP