As aventuras de Camilo Castelo Branco

Peça pelos colaboradores da Câmara do Porto

10 de novembro, 2023
Onze colaboradores de várias unidades orgânicas da Câmara Municipal subiram, ao palco do auditório Arnaldo Trindade para contar as aventuras e desventuras de Camilo Castelo Branco, Ana Plácido e Zé do Telhado na Cadeia da Relação do Porto.
A música que acompanhou cada conjunto de histórias é original de um duo com estúdio de ensaios no centro comercial Stop, Rodolfo e Catarina.

"Para a câmara espero que seja motivo de motivação e de orgulho identitário", considerou o presidente do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto (CCD). Em declarações à Lusa, Gouveia Santos adiantou que a peça "conta histórias do Porto e da sua região no século XIX". Já estão marcados cinco espetáculos no Porto. Posteriormente, a peça será apresentada em diversos concelhos do Norte do país, como Fafe, Vila Real, Paredes e Famalicão. A intenção, acrescentou o presidente do CCD, é terminar, no próximo ano, com um espetáculo na Cadeia da Relação do Porto.

O grupo de atores do CCD começou em meados de 2017/2018 com um curso de teatro, tendo, no final, sido apresentada a peça "Gota de Mel", que, posteriormente, deu o nome de «Colmeia» ao grupo. Nos anos seguintes, o grupo realizou outras peças, mas foi interrompido pela pandemia, assumindo agora esta peça "especial importância" ao relançar a área cultural do CCD.

Fotos de Guilherme Costa Oliveira